quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Como passar o tempo durante o repouso absoluto na gravidez

Se você, assim como eu, for premiada com a orientação de repouso absoluto na gestação, saiba que é possível sim não enlouquecer com tanto tempo em casa...Fui obrigada a fazer repouso das 18 até as 34 semanas (quando Davi nasceu), sendo que este período englobou Natal e Ano Novo, ou seja, boa parte do verão! O medo de perder o baby, somado ao fato de ver as pessoas aproveitando a vida pela janela, com aqueles dias maravilhosos de sol, e eu não podendo levantar nem para lavar uma louça, quase me deixaram maluca! Mas não fui nem a primeira, nem a última mulher a passar por isso, e posso garantir que é difícil, mas vale muito a pena saber que todo o sacrifício deu certo e consegui segurar a gestação até as 34 semanas, que, segundo minha médica, é a época que o bebê já está todo formadinho e dependendo do caso, não precisará de UTI (meu caso!).
Bom, como sou uma PHD em repouso, vamos às dicas de como passar o tempo


Repouso absoluto na gravidez

Dicas de como passar o tempo durante o repouso na gravidez

  1. Primeiro de tudo, não cate informações sobre o seu problema no Google! Esclareça todas as suas dúvidas com o seu médico, e, se necessário, peça a opinião de outros profissionais. Na internet só tem relato de tragédia, os casos que deram certo nunca são publicados na rede! Eu pesquisei muitooo sobre o meu problema (colo do útero curto) e isso só me trouxe estresse e mais preocupação. Ficar com o estado emocional abalado prejudica muito o bebê...Meu bebê sempre foi muito agitado e tem muitos problemas para dormir, tenho certeza que a angústia na gravidez contribuiu e muito para isso!
  2. Durma muito! Eu me arrependo de não ter dormido tanto durante o repouso, pois hoje, após 9 meses que o Davi nasceu, o que eu menos faço na vida é dormir!
  3. Faça compras na internet, tanto coisas para o bebê, quanto para você! A chegada dos pacotes pelo correio dá uma baita alegrada no dia! Fora que ficar pesquisando produtos em lojas virtuais já é uma boa opção de passatempo.
  4. Assista muitos filmes, séries, documentários, etc. Eu usei muito o netflix, recomendo! 
  5. Vídeo games e jogos de computador são ótimos! Eu me viciei em Sin City hehe
  6. Se o seu repouso for relativo, arranje um motorista (marido, pai, mãe, amiga, etc) e dê passeios de carro por aí...Teve uma época do meu repouso que progredi para o relativo e foi muito bom sentir o ventinho na cara pela janela do carro...
  7. Organize fotos, seja em álbuns ou no computador. Eu passava bastante tempo criando efeitos nas fotos usando o photoscape...
  8. Leia livros, revistas, blogs com dicas sobre parto, gravidez e cuidados com o bebê. Eu li "O que esperar quando você está esperando" e "A encantadora de bebês", foram muito úteis!
  9. Crie um blog. Dá para fazer de forma gratuita e você pode usar como uma espécie de diário virtual.
  10. Participe de fóruns virtuais de mães. Eu participei de um no efamily e recebi muitas dicas legais lá.
  11. Se você é prendada, faça trabalhos manuais que não exijam muito esforço. Dá para fazer coisinhas bem legais para o enxoval do baby!
  12. Escute muita música, bebês adoram música!

Essas foram basicamente as coisas que fiz...ah, e é claro que ter uma companhia também faz toda a diferença, pode ser mãe, sogra, cachorro, gato, periquito...O repouso é sacrificante, mas passa rápido e quanto mais otimista você for, mais leves serão seus dias, o que só trará benefícios para o seu bebê!
Beijocas,
Elis

Um comentário:

  1. Olá Elis. Conheci seu blog por indicação do NovoBr. Gostei muito e tem tudo para dar certo . Parabéns!!

    Wilian/criancagenial

    ResponderExcluir