sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Injeções de Celestone na gravidez

Mamães que correm o risco de ter um parto prematuro (como foi o meu caso, devido ao colo curto), normalmente são orientadas pelo GO a usar corticóides para amadurecer o pulmão do bebê. Eu não tenho conhecimento técnico para dar muitas informações a respeito desse remédio, mas vou comentar a minha experiência pessoal: Tomei duas injeções de Celestone injetável (3 ampolas cada, obs: não é o Soluspan) com 26 semanas de gestação. Foram 24 horas entre uma aplicação e outra.

Injeções de Celestone durante a gravidez


Você toma na farmácia mesmo, porém aconselho a comprar as ampolas com antecedência, pois ao menos aqui em Porto Alegre, não são todas as farmácias que têm este medicamento (tivemos que procurar bastante, sendo que tinha farmácia que tinha apenas uma ampola para vender). A injeção não doeu nada (talvez porque a menina que aplicou fosse bem delicada) e o único efeito colateral que senti foi um pouco de taquicardia durante a noite, no primeiro dia de aplicação. Fiz as aplicações na Panvel da Obirici (eles não tinham o medicamento, só o Celestone Soluspan. Tive que comprar as 6 ampolas em 4 farmácias diferentes). Os corticóides não me engordaram, nem me deixaram inchada.

Efeitos colaterais das Injeções de Celestone na gravidez

  • Somente um pouco de taquicardia durante a noite, no primeiro dia de aplicação. (no meu caso)

O Davi nasceu com 34 semanas e 3 dias, sem necessidade de UTI (só foi internado após 4 dias de nascido, mas por causa de amarelão!) e com apgar 9/10. Ou seja, se o seu médico receitar Celestone, não hesite em tomar!

Celestone Soluspan

Obs: Li na internet que a diferença entre o Celestone Soluspan e o Injetável é que com o primeiro o efeito é gradativo, enquanto com o injetável é imediato. Eu não sei se essa informação procede, a única pessoa hábil a responder é o seu GO!

Beijinhos,
Elis

4 comentários:

  1. Oi. Sou Renata. Estou c 29 semanas e tomei Hj a primeira injeção de duas... como foi pra vc? Fez repouso absoluto? Meu colo está curto, bem curto, e estou c medo do BB nascer mto antes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com 33 semanas, tomei 2 ampolas ontem e hoje as outras duas, depois dá injeção estou com muito edema nos membros inferiores. O médico recomendou repouso relativo.

      Excluir
    2. Oi Renata! Eu alternei entre repouso absoluto e relativo ao longo da gestação... Posso dizer que o celestone foi ótimo para o meu bebê, pois ele nasceu com 34 semanas com apgar 9/10... Os pulmões estavam ótimos, mesmo prematuro, só teve que ficar na UTI por causa do amarelão, que nada tem haver com as injeções! Espero que tenha dado tudo certo com o finalzinho da sua gestação! Beijo

      Excluir
  2. Eu tomei 2x essa injeção para sinusite e advirto quem usa, pois poderás sentir pontadas fortes na cabeça, pois parece que o "Acetato de betametasona em suspensão" (que não esta contido no Celestone sem essa substancia) parece que engrossa o sangue, dificultando sua chegada até o cérebro. Mas, se isso não acontece com v. e com a criança que esta no útero (creia que, se a mãe não sente, então a criança também não), creio que tudo bem.

    ResponderExcluir