domingo, 27 de março de 2016

Uso de Utrogestan na gravidez

Como já contei em outro post ( Incompetência Istmo Cervical (IIC) ), com 18 semanas de gestação tive o tão temido risco de perda gestacional, comecei a ter dilatação precoce e posteriormente descobri que a genética não me foi favorável e o colo do meu útero não é longo o suficiente para segurar uma gravidez até o fim. Logo, somado à indicação de repouso absoluto, me foi orientado o uso de cápsulas de progesterona micronizada, o famoso Utrogestan.

Utrogestan na gravidez

Utrogestan

Lendo a bula não identifiquei muito bem onde meu caso se inseria, pois as indicações eram:

Distúrbios da ovulação relacionados à deficiência de progesterona, como alterações do ciclo menstrual e amenorréia secundária (ausência de menstruação). Insuficiência lútea (diminuição de progesterona na segunda fase do ciclo). Deficiência de progesterona, na pré-menopausa e na reposição hormonal da menopausa (como complemento à terapia com estrogênio). Por via vaginal, Utrogestan® é indicado também na implantação do embrião e manutenção da gravidez durante o primeiro trimestre. (http://www.medicinanet.com.br/bula/5295/utrogestan.htm)

No entanto, conversando melhor com minha GO (pois quem me receitou inicialmente foi a médica do plantão na emergência obstétrica) e pesquisando na internet, fiquei sabendo que este milagroso remedinho serve para previnir partos prematuros, pois ele diminuiria as contrações uterinas. Existem vários estudos em andamento, mas parece que mulheres que têm o cólo mais curto, como é o meu caso, teriam deficiência na produção deste hormônio. Enfim, são várias teorias e achei esta matéria da Revista IstoÉ bem esclarecedora, vale a pena dar uma lida:  http://www.istoe.com.br/reportagens/74957_OS+AVANCOS+PARA+EVITAR+O+PARTO+PREMATURO

Bom, o Utrogestan é uma cápsula com um gel dentro, que pode ser ministrado de forma oral ou vaginal. Na forma oral, ou seja, tomando a cápsula como um comprimido, os efeitos colaterais são punks, eu nem testei porque fui advertida pela GO e li horrores nos fóruns de internet. Parece que dá enjoo, sono, dor de cabeça, mal estar, etc. Na via vaginal, a única coisa chata é colocar no lugar certinho, ainda mais com um barrigão no meio do caminho (risos). Ah, e eu costumava usar aqueles absorventes tipo proteção diária, porque eu inseria um comprimido de 200 mg antes de dormir e sempre escorria um pouco do gelzinho durante a madrugada. No mais, nada de efeitos colaterais e usei este remédio das 18 às 34 semanas de gestação. Minha GO apenas disse que não poderia passar o uso das 34 semanas, pois depois poderia dar problemas, mas acabamos não adentrando no mérito da questão.

Ah, lembrando que eu tive um menino e ele não teve nenhum problema de saúde pelo uso deste medicamento! (Li relatos de pessoas preocupadas com isso na internet!)

Então, se você foi orientada pelo seu médico a usar a progesterona micronizada, não hesite em seguir o tratamento à risca, pois é fundamental para manter uma gravidez de risco!
Beijos,
Elis

23 comentários:

  1. Muito obrigada !! To com 14 semana, sem sangramento mas com dores. Minha obstetra não está na cidade, fui na emergência duas vezes e na segunda o médico me receitou esse remedinho... Sendo que colo fechado e ouvimos o coração do bebê, mas mesmo assim preocupadíssima !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, meu histórico também é de colo curto, minha primeira gravidez fui diagnosticada com quase 31 semanas esse problemas logo em seguida comecei o uso do medicamento citado via vacinal e uso de corticóide para fortalecer os pulmões do neném. Meu primeiro filho nasceu com 32 semanas e não foi por conta da interrupção do medicamento, na época( 5 anos atrás) sobrou ainda quase uma caixa inteira dele( tão importante e tão caro por sinal). Graças a Deus, ele nasceu saudável e está aqui cheio de saúde. A médica havia relatado que a tendência é eu ter prematuro mesmo, tão tal que nem o DIU segurou por conta do colo, enfim, estou na segunda e última gestação, descobri com 31 semanas também que o colo já estava fino e por conta própria resolvi me antecipar a usar o remédio, ainda mais agora que as maternidades estão mais burocráticas nos atendimentos por conta da pandemia, ainda não passei pela obstetra de alto risco. Graças a Deus estamos nos mantendo firmes e creio que meu filho virá cheio de saúde também, só não sabia que o uso era até as 34 semanas, espero em Deus passar dela.

      Excluir
  2. Muito obrigada !! To com 14 semana, sem sangramento mas com dores. Minha obstetra não está na cidade, fui na emergência duas vezes e na segunda o médico me receitou esse remedinho... Sendo que colo fechado e ouvimos o coração do bebê, mas mesmo assim preocupadíssima !

    ResponderExcluir
  3. Elis,vc teve seu bb no tempo certo?ou prematuro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      O Davi nasceu prematuro de 34 semanas (3 dias após eu interromper o uso do Utrogestan). Mas não acredito que tenha relação com a interrupção do uso do remédio (até porque segundo a obstetra só poderia ser usado até as 34 semanas), mas sim porque não caprichei no repouso e meu colo do útero era curto!
      Beijos

      Excluir
  4. comecei tomar e to tendo um corrimento branco horrivel! to com 5 semanas de gestação e tive uma ameaça de aborto. é normal esse corrimento? to com muito medo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila! Não tive nenhum tipo de corrimento quando usei o Utrogestan, o que acontecia era sair um restinho do remédio pela vagina no dia seguinte (o comprido contém um gelzinho branco que parece uma pomada)... Mas ele não tinha cheiro, não ardia, nada, dava para perceber nitidamente que era resto do medicamento mesmo. O ideal é vc conversar com seu GO, até porque é bem normal ter candidiase (infecção vaginal por fungo) na gravidez e vc deve tratar o quanto antes se for o caso!
      Boa sorte e tenha fé que tudo vai dar certo!
      Beijo

      Excluir
  5. Oi, estou tomando via vaginal,pois no comecinho tive um sangramento marrom. Ele cedeu, será um bom sinal meninas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victoria! Com certeza deve ser um bom sinal! Me conte como está sua gestação? Beijo

      Excluir
  6. Oi, estou tomando via vaginal,pois no comecinho tive um sangramento marrom. Ele cedeu, será um bom sinal meninas?

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Oi! Não fiz, pois quando descobri a dilatação precoce já estava com 18 semanas e não era recomendado. Se não me engano o ideal é até 12 semanas. Pode ser feita de emergência em casos específicos em gestações mais avançadas,mas há riscos. Beijos

      Excluir
  8. Oi tive sangramento durante um dia todo fui pronto atendimento me passaram esse via oral

    ResponderExcluir
  9. oi. nunca tive sangramento e nunca senti dor, quando fui na médica para a primeira consulta estava com deslocamento com 11 semanas e estou usando esse remédio ultrovaginal. Tomara que comigo Deus me abençoe e ocorra tudo bem assim como vi vídeos que com esse remédio deu certo fazendo a colagem total .

    ResponderExcluir
  10. Oi fiz minha tem 4 dia não estou usado Aida utrage.tô de 12 sema

    ResponderExcluir
  11. Pode tomar usar esse remédio por conta própria? Ja perdi um bebe pra IIC gostaria de me previnir ate passar pelo médico

    ResponderExcluir
  12. Olá, seu bebê precisou ficar em UTI, como foi o nascimento? E hoje, está tudo bem?
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  13. Tenho 5 dias tomando o ultgeston e hoje sangrei um pouco será normal, estou com 6 semanas

    ResponderExcluir
  14. Oi, estou com 6 semanas, tenho cinco dias tomando o ultrageston e tive um leve sangramento, posso considerar nirmal

    ResponderExcluir
  15. Estou com 6 semanas. Tive relações com meu esposo e comecei a sair um sangue rosado misturado com marrom. Corri pra emergência a médica disse que podia ser princípio de aborto e me passou esse Utrogestan. Fiz uma ultra meu útero estava fechadinho mas o sangue aumentou e tá ficando mais forte.. Estou indo hoje para o meu Obstetra. Estou com muito medo meninas . me ajudem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconteceu isso comigo hoje tá fazendo 5dias que tou com sagramento não muito sem dor

      Excluir
  16. Oi, fiz o ultrassom com 22s e só com 23s q tive consulta.. Dai me falaram do meu colo curto.. Medindo 25,4 .. Me indicaram o utrogestam..
    Queria saber se vc teve q fazer repouso.. E quanto tava sei colo??
    Por favor...

    ResponderExcluir
  17. Oi eu tive um aborto a meses e nesta gravidez de 8 semanas o médico receitou me o utrogestan de 100mg via vaginal? Estou há 3 Dias com sangramento e cólica, o médico disse para eu continuar com o medicamento, mas estou aflita

    ResponderExcluir