quinta-feira, 1 de setembro de 2016

10 verdades sobre o pós-parto que ninguém conta!

Quando eu engravidei, por se tratar de uma gestação de risco, o assunto que eu menos me preocupava era com o pós-parto. E eu acredito que, mesmo as mães que têm gestações tranquilas, também se importam muito pouco em saber em como é o período pós-parto. E por essa razão é que ninguém conta o que se passa nesse período meio caótico das nossas vidas. Algumas coisas eu já sabia que aconteceriam, outras me deixaram um pouco surpresa... Vamos a elas:



1. Sangramento

Logo após o parto, seja ele normal ou cesáreo, a gente sangra muito! E esse foi um fato que me chocou, porque eu não sabia que poderia sangrar tanto daquele jeito e não morrer (risos). Nos dois primeiros dias do pós parto eu tive que usar um absorvente meio fralda que o hospital cedia, depois por mais uns cinco dias usei absorvente noturno, pois o fluxo continua intenso, mas não há ponto de precisar daquela fralda horrorosa. Nos restantes, utilizei absorvente normal. Lembrando que o meu sangramento durou em torno de 30 dias.

2. Mudanças no corpo

Horas após o nascimento do Davi, como tive parto normal, já pude tomar banho tranquilamente, e fui curiosamente analisar a situação da minha barriga... Não recomendo que façam isso, pensem numa bola murcha e caída... É a visão do inferno (risos)! Mas em 7 dias minha barriga já estava firme e já tinha diminuído bastante de tamanho. Outra alteração que me chamou a atenção foram os seios que ficam bastante inchados e as olheiras que surgem antes mesmo das noites em claro (acho que em decorrência do sangramento pós-parto)! Por fim, os pés incham muito nos dias seguintes ao parto, em função da água acumulada no corpo durante a gestação.

3. Descida do leite

A gente pensa que o bebê nasce e tchan! O leite aparece lá no peito em abundância pro bebê se fartar! Tirando algumas exceções (conheci uma mãe na UTI neonatal que mal tinha parido e em 10 minutos enchia duas garrafinhas de leite para darem para a filha!), o leite não desce fácil assim não! Primeiro vem o colostro que é ralo e em pouca quantidade (mas extremamente necessário para o recém nascido), e após muita insistência, oferecendo com frequência o seio para o bebê, é que a quantidade de leite vai aumentando.

4. Esforço para fazer o bebê mamar

Normalmente, quando o bebê é recém nascido, ele dorme muito e não sabe fazer a pega correta. Não é algo do tipo tá com fome vai lá no peito e suga a quantia suficiente para satisfazê-lo. Temos que aprender a ensiná-lo a fazer a pega correta e com frequência cutucá-lo ou tirar peças de roupa para que ele se mantenha acordado e mame o necessário.

5. Baby blues

Na semana seguinte ao nascimento do Davi entrei numa "bad" terrível, me bateu uma tristeza, uma melancolia e isso é mais normal de acontecer do que a gente pode imaginar. Já falei mais sobre este assunto neste post aqui: É normal ficar triste depois que o bebê nasce?

6. Fortes cólicas durante a amamentação

Nas primeiras semanas após o parto, toda vez que você amamenta sente cólicas (as minhas eram iguais as da menstruação, mas mais fortes), pois é o momento em que o útero vai diminuindo, voltando ao seu tamanho original. Eu senti bastante isso na primeira semana, depois nem notei mais. Ah, no meu caso, no momento em que sentia as cólicas, o fluxo do sangramento aumentava um pouquinho.


7. Necessidades fisiológicas

Ir ao banheiro pela primeira vez após um parto normal é bem angustiante. Não digo nem fazer o número dois, urinar mesmo já dá um certo pavor. Eu não sei se foi em função do parto ou da minha cabeça mesmo, mas eu fiquei várias horas sem ter vontade de urinar. Meu parto foi às 18h de uma segunda e eu só fui urinar lá pela manhã do dia seguinte. É uma sensação estranha, mas nada demais, não senti dor, só um desconforto por causa dos pontos da episiotomia. Já o número dois, tão temido (risos), tanto na cesárea, quanto no parto normal, normalmente o intestino da mulher demora um pouco para funcionar depois do parto. Geralmente os médicos prescrevem remédios fitoterápicos e a dieta do hospital também ajuda a resolver o problema. Eu demorei uns dias para por o intestino para funcionar, mas funcionou tudo ok e sem dor também. Só para esclarecer que o normal é não sentir dor ao fazer qualquer necessidade fisiológica após o parto normal, o único desconforto será por conta da episio. Se você sentir dor, deve consultar o seu médico para verificar se está tudo ok com o seu corpo.

8. Reações à anestesia

Eu tive um parto rápido e graças à Deus não precisei tomar anestesia. Somente tomei anestesia local na hora da episiotomia. Não tenho experiência para falar do assunto, mas já li casos de mulheres que tiveram tonturas, tremedeiras, frio intenso e coceira com a anestesia. O ideal é ler bastante e conversar com o seu médico antes a respeito do assunto, para não ficar assustada depois!

9. Perda de memória

Assim que o bebê nasce parece que você esquece de tudo que passou, das contrações, da dor, da tensão. Já conversei com muita gente a respeito disso e a maioria diz o mesmo, ninguém consegue lembrar da dor do parto depois do nascimento do bebê. Isso é claro, se você teve um parto tranquilo e sem qualquer tipo de violência obstétrica.

10. Sede excessiva ao amamentar

Vá se acostumando, é super normal sentir uma sede extrema na hora da amamentação. Eu me senti assim pelo menos até a introdução alimentar do Davi. A produção de leite depende de uma boa hidratação do corpo da mãe, por essa razão a sede. Tenha sempre uma garrafa ou copo d'água por perto na hora de amamentar.

Beijos,
Elis

Nenhum comentário:

Postar um comentário