domingo, 30 de outubro de 2016

Bebês devem consultar com oftalmologista?

Bebês devem consultar com oftalmologista?

Antigamente os pais só descobriam que as crianças tinham problemas de visão quando elas apresentavam problemas de alfabetização na escola, pois a maioria dos pediatras não recomendavam consultas anuais com oftalmologistas sem que a criança apresentasse um problema aparente. Atualmente é de praxe a recomendação de que o bebê tenha sua primeira avaliação oftalmológica logo após o nascimento, com o famoso teste do olhinho (esse link é bem explicativo: https://www.sbp.com.br/campanhas/em-andamento/teste-do-olhinho/), depois com 6 meses de idade e daí por diante anualmente, se não tiver nenhum problema.

Quando o Davi tinha uns 6 meses e foi na primeira consulta com a oftalmopediatra, ela apenas me disse que estava tudo perfeito com a visão dele e que eu não precisava me preocupar com nada. No entanto, um ano depois, na segunda consulta de revisão, após avaliá-lo, ela me disse: "está tudo ótimo com ele, o grau continua o mesmo!" Levei um susto e quis saber o que seria essa história de grau, pois quem tem grau, tem problemas na visão! Ela me explicou que normalmente os bebês tem um grau leve de hipermetropia, e que com o passar do tempo, com o desenvolvimento do olho do bebê, o grau tende a desaparecer. Também me contou que o seu filho, que hoje tem 14 anos, quando bebê não tinha quase nada do tal grau e que, hoje em dia, tem um grau severo de miopia!

Então, não deixe de realizar o teste do olhinho quando seu filho for recém-nascido e nem de levá-lo aos 6 meses e anualmente no oftalmologista! A prevenção é o melhor remédio!
Beijos,
Elis

Nenhum comentário:

Postar um comentário