terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Dicas para escolher a melhor creche/escolinha para o seu filho!

escolhendo a creche para seu filho

Eu já tive uma péssima experiência com creche quando o Davi foi matriculado em uma pela primeira vez ano passado. Ele tinha 1 ano e 1 mês e eu estava precisando de um tempo para mim e para começar a pensar em um trabalho de meio turno. Matriculei ele na única creche próxima da minha casa que eu poderia levá-lo a pé. Óbvio que visitei antes, mas de repente devido à inexperiência no assunto e no desespero de ter um tempo para respirar, eu não analisei com calma alguns aspectos que hoje são indispensáveis pra mim. Resultado: ele ficou apenas 3 meses naquela creche e com um saldo de perda de peso, uma virose diferente em cada semana (sendo que a maioria eu peguei junto) e uma internação hospitalar por bronqueolite... Fora o dia que veio com uma mordida gigante na bochecha...
Quando lembro daquele tempo me sinto mega culpada por tê-lo submetido a esta terrível experiência, tanto que fiquei mais um ano com ele em casa e este ano, após ele ter completado 2 anos de idade, fui (mesmo um pouco traumatizada e receosa) procurar uma nova escolinha para ele. Visitei duas novas escolinhas, que ficavam relativamente perto de casa, que tinham preços que poderíamos pagar e que tínhamos boas recomendações. A primeira que visitei (e que era muito bem falada) foi ódio a primeira vista: uma atendente mal preparada me guiou na visita e nas informações e um caos armado no lugar com crianças de todas idades misturadas sem a devida supervisão de nenhuma prof. Parecia que alguns funcionários estavam de férias e tava um oba-oba no lugar. A segunda escolinha foi amor à primeira vista, mesmo eu tendo ido visitar desacreditada. E o meu feeling deu muito certo porque a adaptação dele foi um sucesso e é visível o quanto ele gosta de ficar lá. Claro que sempre tem algo que a gente desaprova né?! No caso, a nova escolinha do Davi não dispõe de lanches muito saudáveis, mas tem muitas atividades diferenciadas, parece que cada dia eles inventam uma coisa diferente para entreter as crianças, até desfile de pijamas já fizeram... Então desencanei, visto que ele só vai passar a tarde lá e em casa tem uma alimentação balanceada. O importante é vê-lo feliz.

Se você está na fase de procura por creche/escolinha para o seu filho, reuni algumas dicas sobre itens a serem observados/questionados que ao meu ver são extremamente importantes:

1. Questione quantas professoras/cuidadoras cuidarão de cada turma. Para crianças de até 3 anos (idade que usam fraldas) é imprescindível ter no mínimo duas!

2. Verifique o tamanho das salas e se elas têm individualização, cada uma com sua porta. Também preste atenção se existe proteção em relação a segurança das crianças dentro das salas, como grades em portas e janelas.

3. Peça para visitar a cozinha do lugar.

4. Questione a respeito do cardápio a ser servido para as crianças e onde é feita a comida.

5. Verifique se existe lugares amplos para a recreação das crianças. Esse foi um diferencial que me fez amar a nova escolinha do Davi: na antiga, as crianças normalmente ficavam confinadas nas salas pois só tinha um pátio minúsculo. Nessa além de um pátio gigante, tem uma sala imensa para uso de recreação. Espaços grandes e bem arejados evitam que as crianças fiquem doentes com frequência.

6. Se o seu filho está na fase do desfralde, questione como a escolinha lida com isso.

7. Verifique os banheiros e locais onde as crianças são trocadas.

8. Verifique onde as crianças dormem (local e colchonetes/berços).

9. Questione como é feita a higienização dos itens pessoais das crianças, como copos e mamadeiras. Nesta nova escolinha eles mandam diariamente estes dois itens para que os pais higienizem em casa, o que acho ótimo, pois tenho certeza que foram bem lavados.

10. Verifique se os ambientes possuem ventiladores/climatizadores/ar condicionado.

Estes foram os itens que mais me preocupei, levando em consideração que o Davi já tem 2 anos... Acho que se fosse menorzinho a lista seria bemmm maior!

Beijocas,
Elis

Nenhum comentário:

Postar um comentário