quarta-feira, 4 de novembro de 2015

O que levar na malinha da maternidade?

Para uma mãe de primeira viagem, organizar a mala da maternidade é uma tarefa beeem difícil... Digo isso por experiência própria, a gente acaba levando quase o guarda roupa inteiro do bebê para poder ter certeza que nenhum item indispensável irá faltar... Bom, como o Davi veio antes do tempo, só consegui arrumar a malinha dele, nem preciso dizer que passei trabalho tendo que contar com  o marido para achar camisola, calcinha, etc para mim... Por isso, a minha primeira dica é deixar o quanto antes as malas prontas, tanto a do bebê, quanto a sua! Outra dica essencial é verificar se no site do hospital em que ocorrerá o seu parto há alguma lista com os itens a serem levados na mala da maternidade...Isso me ajudou bastante, o Davi nasceu no Moinhos de Vento (em Porto Alegre) e usei exatamente os itens que constavam na listinha do site (http://www.maternidademoinhos.org.br/mamae-informada/malinha-da-internacao.aspx)! Vamos aos itens que, na minha opinião, são indispensáveis:

O que levar na mala da maternidade?


o que levar para maternidade - mala da maternidade

MALA DO BABY:

  1. 5 bodies de manga comprida
  2. 5 calças
  3. 5 tip tops
  4. 5 pares de meia
  5. 5 fraldinhas de boca
  6. Cobertor
  7. Touquinha
  8. Manta para sair da maternidade
Obs: O Davi nasceu no auge do verão, no fim de janeiro. Mesmo assim, ele não usou roupas de verão porque era prematuro e porque o hospital tinha um ar condicionado insuportavelmente gelado. Por essa razão inclui a touquinha na lista. Quando ele nasceu não levei nem touca, nem cobertor, e tive que fazer o marido buscar em casa, senão o bebê ia virar um boneco de gelo, coitadinho! Ah, no site do hospital dizia exatamente esse número de itens, parece que é muito, mas devemos levar em consideração que o bebê suja muita roupa nos primeiros dias e, no meu caso, ficamos 4 dias internados porque ele era prematuro, então precisei até buscar mais roupinhas no decorrer dos dias. Ah, normalmente os hospitais tiram fotos do bebê para colocar no site, então leve em consideração ter uma roupinha bonitinha para este momento (se você der bola para isso!).

Obs. 2: O Moinhos fornece todos os itens de higiene que o bebê vai utilizar e, inclusive, ganhamos uma bolsinha com alguns mimos. Porém, se você prefere algum tipo específico de fralda ou lenço umedecido, por exemplo, leve o seu.

MALA DA MAMÃE:

  1. Documentos (RG, CPF, carteira do plano de saúde, cartão do banco)
  2. Celular e carregador
  3. Máquina fotográfica (que pode ser substituída pelo celular, mas como eu tinha uma máquina legalzinha, levei também para filmar o parto, principalmente)
  4. 2 camisolas ou pijamas
  5. 5 Calçinhas
  6. Uma roupinha confortável para usar durante o dia quando receber visitar (se preferir, é claro. Eu fiquei de camisola todos os dias, por falta de opção hehe). Lembre-se que se o bebê for para a UTI (batendo na madeira 3x para que isso não aconteça), você vai ter que ficar percorrendo o hospital de camisola e isso não é das experiências mais confortáveis da vida.
  7. Cobertor (foi o item que mais me fez falta, senti muito frio por causa do ar e tive que dividir com o baby a coberta)
  8. Almofada de amamentação (eu esqueci de levar e tive que usar o travesseiro do acompanhante para este fim)
  9. Chinelos
  10. Itens de higiene: escova e pasta de dentes, escova de cabelo, desodorante, perfume (para quem preferir), absorventes noturnos (os do hospital são um fraldão horroroso e no meu caso, parto normal, só precisei deles no primeiro dia, depois os noturnos que a gente compra na farmácia deram conta do fluxo), shampoo, condicionador, sabonete líquido, presilha para cabelo, e o que mais você julgar necessário.
  11. 2 Sutiãs de amamentação
  12. Absorventes para os seios
  13. Conchas para os seios pós parto - No hospital me recomendaram essas da foto abaixo, foram bem úteis nos primeiros meses:



Basicamente é isso! Espero ter ajudado de alguma forma!
Beijos,
Elis

Nenhum comentário:

Postar um comentário