terça-feira, 31 de maio de 2016

Vamos falar sobre bronquiolite!

Davi no oxigênio, não é de cortar o coração?

Pois bem, como já relatei em outro post, até entrar na creche (com 1ano e 1 mês), o Davi nunca tinha ficado doente...Minto, teve uma gripe por reação à vacina da gripe aos 6 meses, mas sem maiores intercorrências...Então ele entrou para o maravilhoso (só que não) mundo das pestes e perebas da escolinha. Em três meses de creche, ficou três vezes doente e com uma tosse que nunca se curou por completo. Até que semana passada tomamos o maior susto de todos: a maldita bronquiolite!

Sintomas da bronquiolite

A evolução dessa doença é muito rápida e começa com um simples resfriado. Ele começou com uma febre baixa numa terça-feira, que desencadeou um gripão na quarta-feira. Na quinta-feira iniciou um chiado no peito. Como não consegui encaixe com a pediatra (nessa época do ano uma missão impossível, pois todas as crianças estão doentes!), levei ele na emergência de um hospital indicado por uma amiga, que segundo ela, tinha o atendimento mais rápido, pois era menos lotado. Essa foi a pior decisão que tomei. Lá, a médica mal examinou ele e apenas identificou um quadro de otite em um dos ouvidos, mas me deu certeza que os pulmões estavam limpos. Receitou antibiótico e mandou pra casa.

Emergência

Mas instinto de mãe não falha e eu tinha certeza que ele estava com bronquite, pois tinha o mesmo chiado e tosse que eu tive em minhas inúmeras crises de bronquite quando criança. Consegui um encaixe com a pediatra na sexta, mas como quando as coisas tem que dar errado, elas simplesmente dão todas ao mesmo tempo, a médica desmarcou, pois o consultório ficou sem luz por várias horas. Me indicou um corticóide por telefone e iria vê-lo na segunda-feira. No final de semana ele piorou consideravelmente. Nunca vi o Davi daquele jeito, só chorava, nada estava bom, pedia colo, mas no colo queria ir pro chão.

Internação

Estava muito angustiado e eu quase ficando maluca! No domingo liguei para a pediatra que me disse para levá-lo na emergência do Hospital Moinhos de Vento (e não naquela m@#da que eu tinha levado na quinta), pois com certeza ele não estava com otite apenas. Lá ficamos mais de 4 horas aguardando atendimento, pois para fechar o cenário do caos, era a única emergência aberta em Porto Alegre naquele domingo. Como ele, aparentemente, não parecia ter falta de ar, estava corado e sem febre, ganhou prioridade zero e TODO MUNDO foi atendido antes de nós. Até quem saía com diagnóstico de não ter nada foi atendido primeiro. Quando eu estava indo na recepção desistir do atendimento, por sorte (e pela mão de Deus, só pode), chamaram o nome dele. Resultado: otite feia nos dois ouvidos e bronquiolite pelo vírus VSR. Aumentaram a dose do antibiótico e fizeram nebulizações (resgate) com aerolin (eu acho). Daí a saturação (que é a medição da oxigenação do bebê) foi piorando tanto que ele acabou internado e no oxigênio!

Ficamos três dias internados, sendo um deles com aquele caninho no nariz dele que parte o coração de qualquer mãe! Fora a função de nebulização de tempo em tempo e a tal da fisio (que é a aspiração do catarro com caninhos dentro do nariz até a garganta, a pior cena que eu podia ter visto meu filho passar!). Detalhe que ante a superlotação do hospital (e isso que nem estamos no auge do inverno) ficamos a primeira noite inteira internados na própria emergência do hospital, no meio do caos! Pela manhã nos passaram para um quarto na emergência dos adultos, pois foi diagnosticado o VSR e ele precisava de isolamento. Só na segunda de tarde é que fomos para um quarto normal do hospital. Conclusão: Assim que ele ganhou alta, fui direto na creche cancelar a matrícula dele! Ele vai ficar comigo em casa até pelo menos os 2 anos e depois veremos qual plano vamos seguir!

Depois desse susto todo, conversei bastante com a pediatra do Davi (que o examinou logo que ele ganhou alta do hospital) e pesquisei sobre o assunto na internet. A bronquiolite é uma doença viral aguda, que atinge crianças de até 2 anos, que pode ser causada por diversos vírus, como influenza, adenovírus, rinovírus, VSR, etc. Quando causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR), ela é mais forte e pode levar a criança para a UTI. Apenas 4% das bronquiolites são causadas pelo VSR e a criança que pega este vírus uma vez, se torna imune à ele (palavras da ped do Davi!). Existe uma vacina para este vírus, mas ela é caríssima e somente é custeada pelo SUS para crianças prematuras que tenham nascido com até 1kg e 500g. Os sintomas iniciais da bronquiolite são febre e tosse seca, que vai evoluindo para chiado no peito e dificuldades para respirar. Achei essa matéria bem explicativa sobre o assunto: http://www.tuasaude.com/bronquiolite/.

Meu aprendizado com isso tudo foi SEMPRE confiar no meu instinto de mãe, mesmo que um médico (principalmente se não for da minha confiança) me disser que meu filho não tem nada! Mãe sabe mais do que todo mundo sobre o filho!
Beijos,
Elis

Nenhum comentário:

Postar um comentário