quinta-feira, 2 de junho de 2016

Dicas de alimentação para bebês de até 1 ano

Um dos assuntos que mais me preocupou até o 1 aninho do Davi foi a alimentação... Ele sempre ganhou muito peso a cada mês e, mesmo tendo nascido prematuro com 2,6 kg, rapidinho alcançou o sobrepeso. Então, desde que houve a introdução de papinhas na dieta dele, consultei até uma nutricionista para garantir que o ganho de peso dele continuasse saudável. Nesse post vou reunir algumas dicas que ganhei da nutri e da pediatra dele:

alimentação para bebês de até 1 ano



  1. Manter a AMAMENTAÇÃO ao peito, mesmo com a introdução alimentar. Claro que se você não pode ou não conseguiu amamentar seu bebê, desconsidere essa dica!
  2. ÁGUA: Sempre oferecer entre as refeições e mamadas.
  3. FRUTAS frescas, 2x ao dia, de preferência bem maduras e amassadinhas: banana, mamão, melão, maçã, pera, caqui, kiwi, abacate (se o bebê estiver muito gordinho ofereça com moderação esta última, pois é muito calórica!). Se preferir, você pode dar o suco da fruta, mas nesse caso há especialistas que afirmam que a fruta perde nutrientes e fibras quando se faz o suco. De qualquer forma, eu sempre só dei a fruta in natura, pois o Davi até hoje (com 1a4m) tem repugnância de suco!
  4. PAPA SALGADA: No mínimo dois legumes do grupo I (brocólis, espinafre, couve-flor, couve, etc.) e dois do grupo II (cenoura, manga, chuchu, abobrinha, beterraba, etc.), carboidratos (arroz, massa, batata, aipim, batata doce, etc.) e proteína (coxa ou sobrecoxa de frango 2x na semana, carne vermelha 3x e peixe 2x). Não esqueça de adicionar o feijão ou a lentilha, que você pode cozinhar e guardar numa forma de gelo no congelador. A cada dia descongele um cubinho e acrescente na papa (dica de ouro da pediatra do Davi!).


Procure sempre variar bastante os alimentos para estimular o paladar do bebê e ter menos chances de ele enjoar e recusar a comida!
Beijocas,
Elis

Nenhum comentário:

Postar um comentário