quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Como estabelecer uma rotina para bebês e crianças


Se tem uma coisa que aprendi desde que adentrei nesse mundo maluco da maternidade é que estabelecer uma rotina desde cedo faz com que se tenha um bebê mais tranquilo em casa e, por tabela, pais mais tranquilos também. Confesso que tive muita dificuldade em manter uma rotina fixa até poucos meses atrás, acabava cedendo nos horários para dormir e acho que esse foi um ponto que, se eu tivesse sido mais firme, poderia ter melhorado muito a qualidade de sono do Davi, que sempre foi muito ruim, mas vem melhorando.

Quando o bebê é recém nascido até a época de introdução alimentar (6 meses), fica bem difícil estabelecer uma rotina fixa (exceto se ele for para a creche, claro, mas aqui estou levando em consideração bebês que ficam em casa), mas dá para regrar algumas atividades sempre no mesmo horário, como a hora do banho e a preparação para a hora do sono noturno. Tudo isso contribui para que o bebê entenda a diferença entre dia e noite e posteriormente passe a ter horas mais longas de sono à noite. Como o bebê ainda tira várias sonecas, acho difícil estabelecer horário para atividades de recreação, mas vai da sua criatividade.

rotina para bebês e crianças


Com a introdução alimentar e com o bebê mais socialmente interativo, fica mais fácil introduzir uma rotina mais rígida, com hora certa para as refeições (isso desde sempre procurei manter, mas isso é um hábito que já tínhamos em casa, antes do Davi nascer), hora das atividades, hora das sonecas diurnas, hora do banho e preparação para o sono noturno.

Só quando a gente resolve mesmo ser firme e implementar uma rotina fixa é que percebe que as coisas ficam mais fáceis e o bebê mais tranquilo no dia-a-dia, pois ele já sabe o que vai acontecer e tem suas necessidades atendidas. Seguem algumas dicas para a implementação de uma rotina dar certo na sua casa:

1. Tente não seguir horários britânicos. Se precisar um dia ou outro atrasar ou adiantar alguma atividade, não hesite. Não dá para fazer nada com pressa.

2. Quando for a hora de dormir, mesmo que a criança pareça sem sono ou insista em querer ficar acordada, a leve para o quarto, faça o ritual de costume e não amoleça. Deite junto, explique de forma breve que é hora de descansar e se mantenha firme até que ela adormeça. Isso foi um diferencial aqui em casa, até há pouco tempo, eu cedia se via que ele ia demorar para dormir. Hoje me mantenho firme, mesmo que demore muito tempo, e sempre funciona.

3. Se você precisar ajustar os horários da rotina por causa de uma nova atividade, como aconteceu comigo no início deste mês, visto que o Davi ia iniciar na escolinha no turno da tarde e precisaria tirar a soneca mais cedo, antes de ir para lá, vá adiantando (ou atrasando) o horário das atividades gradativamente alguns dias antes de implementá-la de vez. Por exemplo, hoje a rotina dele é acordar 7h30, comer uma fruta e mamar, assistir desenho e brincar, almoçar às 10h30 (mesmo horário da escola), tirar uma soneca às 11h (o que às vezes acontece 10h40, 10h50, 11h10, 11h30, varia, mas todos os dias eu deito com ele logo que terminamos o almoço, até que ele durma), acorda às 12h30 (varia também) e às 13h vai para a escolinha. Três dias antes de estabelecer de vez essa rotina eu fui adiantando gradativamente os horários (que costumavam ser mais tarde), um dia acordou às 8h30, outro às 8 e no terceiro às 7h30. Me mantive firme e a nova rotina foi estabelecida com sucesso. Isso facilitou o sono noturno, pois ele começou a dormir mais cedo e mais rápido (antigamente ficava enrolando até a meia noite!).

O segredo é manter-se firme no propósito e sempre explicar para a criança que agora é a hora do papá, do soninho, etc. Aqui em casa facilitou muito nossa vida, pois consegui ter um horário para mim à noite e o Davi ficou uma criança muito mais fácil de se lidar.

Beijos,
Elis

Nenhum comentário:

Postar um comentário