segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Um relato sincero de parto!

Antes de tudo, quero deixar claro que a intenção deste post não é polemizar. Tenho pavor dessa guerra atual de cesárea x parto normal x parto natural. Esse tipo de discussão me cansa. Cada uma sabe o seu limite e o que acredita ser o melhor para si. Não é porque tive um parto normal que sou mais mãe que alguém que optou por cesariana ou menos mãe que alguém que escolheu parto natural. 
Ressalvado isso, vamos à minha experiência pessoal. Eu sempre tive muito medo de parto normal, por tudo o que dizem, pelo jeito que é retratado na tv, enfim. Eu pensava que o único jeito de um bebê sair de mim era através de uma cesariana. Daí eu engravidei. Conheci uma obstetra apoiadora de partos normais (cesáreas apenas quando necessário). Tive uma gestação complicada, com dilatação e contrações precoce e 99% de chances de ter um parto prematuro. Li muito a respeito (exceto sobre como seria o parto em si, para não assustar), descobri os benefícios do parto normal para bebês prematuros (parece que o trabalho de parto, contrações e esmagamento natural ajudam a limpar os pulmões dos bebês) e li relatos de que a minha condição física (colo do útero curto) traria mais possibilidades de um parto rápido. E assim, de uma hora para a outra, eu mudei de ideia e optei pelo parto normal.

relato de parto normal

Entrei em TP dois dias antes do parto, mas sem perceber, tanto que só fui na emergência por insistência da minha sogra e achava que ia chegar lá e me mandariam de volta para a casa...Eu já estava perdendo o tampão há um mês e tinha contrações desde as 20 e poucas semanas de gestação (contrações de treinamento, claro). Ao entrar em TP, essas contrações tornaram-se mais frequentes, ritmadas e dolorosas (mas nada comparadas com as que a gente vê na tv!). Na madrugada de domingo para segunda-feira (ele nasceu no final da tarde de segunda), acordei toda vez que tinha uma contração e tive dor de barriga. Aí acendeu o sinal de alerta. Pela manhã, acordei, tomei café, até tirei o esmalte das unhas e lixei, almocei e aí, mais por alarde da sogra, fiz o marido me levar na emergência. Chegando lá fizeram o monitoramento das contrações e exame de toque. 4 dedos de dilatação (eu já tinha 2 dedos desde que comecei a perder o tampão) e o bebê teria que nascer naquele dia. Ligaram para minha GO que logo chegou no hospital, fui internada e tive que fazer lavagem intestinal (porque arrecém tinha almoçado) e tricotomia. Me colocaram no soro para indução do parto (o que achei ótimo, pois não tinha intenção de passar um dia inteiro tendo contrações para ter total dilatação).

As contrações fortes iniciaram às 16h, logo minha GO teve que estourar minha bolsa (esse momento foi o mais doloroso!) e depois disso mal deu tempo do meu marido trocar de roupa e o Davi nasceu às 18h12min, Fiz força umas 4 vezes e quando foram chamar o anestesista ele nasceu. Ou seja, foi um parto sem anestesia! O parto dói sim, mas tudo suportável. Claro que meu parto foi bem rápido, se tivesse demorado talvez eu não pensasse o mesmo. Mas a recuperação é incrível. Fui para a sala de recuperação e já jantei. No dia seguinte já fiquei de pé e caminhei numa boa. Ah, tive pontos de episiotomia. Algumas pessoas consideram isso violência obstétrica. Eu acho que violência é não ter o corte e você se arrebentar toda por dentro. Eu tomei 4 pontos que cicatrizaram muito bem e esta tudo muito bem, obrigada. Ah, o parto normal contribui também para o leite descer mais rápido e o corpo voltar logo ao normal.

Como já disse antes, cada mulher sabe o seu limite e tem que optar pelo que é melhor para si, sem traumas. Mas posso dizer que o parto normal não é nada daquilo que a gente vê na tv e é uma experiência transformadora!
Beijinhos,
Elis

Nenhum comentário:

Postar um comentário