terça-feira, 14 de junho de 2016

Diferenças entre os tipos de repouso na gravidez

Eu posso me considerar uma expert em matéria de repouso, pois como já comentei em outros posts, me vi nessa situação por 4 meses, migrando em alguns momentos do repouso relativo para o absoluto.

Repouso Relativo e Repouso absoluto na gravidez


Repouso Relativo

Este tipo de repouso envolve não caminhar longas distâncias, não subir escadas, não praticar relações sexuais, não carregar peso, evitar o uso de ônibus, não dirigir, evitar ficar muito tempo em pé, etc. Se por um lado este tipo de repouso é mais fácil de encarar, uma vez que quando o barrigão começa a pesar a gente quer é descanso mesmo, de outro lado, dependendo do seu tipo de trabalho, é bem difícil conseguir um afastamento pelo INSS por este motivo. Dependendo de quantas semanas de gestação você se encontra (principalmente se está no comecinho) vale a pena tentar argumentar com seu GO para conseguir um atestado de repouso absoluto ou conversar com seu chefe se há possibilidade de trabalhar em casa ou alterar suas funções.

Repouso Absoluto

Este tipo de repouso envolve permanecer deitada o tempo inteiro (de preferência do lado esquerdo, para não haver pressão na veia cava e haver melhor oxigenação para o bebê), apenas levantando-se para ir ao banheiro. Ou seja, o único esforço que você pode fazer é o mental (risos). Existem situações extremas que nem ir ao banheiro é permitido, mas nesses casos normalmente a gestante acaba permanecendo internada no hospital para maiores cuidados. ( dicas para manter a sanidade mental quando você tem uma gravidez de risco)

Na minha época de repouso eu muito escutei que era "invejada" por só ficar descansando, mas só quem passa por uma situação de risco de perda gestacional e se vê meses a fio trancada em casa sem ver a cor do sol sabe que não tem nada de bom numa situação dessas! Mas tudo passa, a gente aguenta e depois até esquece de tudo que passou!
Beijos,
Elis

Nenhum comentário:

Postar um comentário