terça-feira, 1 de novembro de 2016

5 dicas para manter a sanidade mental quando você tem uma gravidez de risco

Só quem já passou por uma gravidez de risco sabe o turbilhão de emoções que se pode sentir, o medo absurdo de perder aquele ser que a gente nem conhece ainda, mas já ama mais que tudo, e os dias que teimam em se arrastar para passar... Eu tive que fazer repouso (alternando do absoluto para o relativo) das 18 às 34 semanas (quando ele nasceu) e tenho essa época como uma vitória pessoal, pois sou uma pessoa mega ativa e consegui sobreviver trancafiada em casa sem enlouquecer por todo esse tempo...E pior, faria tudo isso novamente, pois ainda pretendo ter mais um filho (mas se Deus quiser na próxima gestação as circunstâncias serão diferentes)!

Então, sendo eu uma expert no assunto, vou listar 5 dicas para manter a sua sanidade mental se você também se encontra numa situação de obrigação de repouso para que o seu bebê continue firme e forte dentro da sua barriga :)

gravidez de risco

1 -  Respeite as orientações médicas: Se o seu médico orientou repouso (absoluto/relativo), esqueça tudo e trate de fazer repouso. Peça ajuda, delegue as tarefas e descanse. O tédio vai bater com certeza, mas pense que ver seu filho nascendo com saúde no tempo certo compensa qualquer sacrifício.

2 - Leia livros/revistas/etc., assista filmes, jogue video game, faça trabalhos manuais, navegue na internet. Tente sempre manter sua cabeça ocupada!

3 - Tenha alguém por perto para fazer companhia, seja marido, mãe, sogra, irmã(o), amiga(o) ou até mesmo seu bichinho de estimação.

4 - Não pesquise sobre o seu problema na internet. Você só vai achar tragédia e ficar mais nervosa/ansiosa ainda. Se tem dúvidas, fale com seu médico ou consulte a opinião de outros médicos.

5 - Entre em algum fórum de mães com o mesmo problema que você. É muito bom poder desabafar com alguém que está passando pelos mesmos anseios que a gente.

Não parece, mas o tempo voa! Mantenha sempre a calma e pense positivo!
Beijocas,
Elis

Nenhum comentário:

Postar um comentário