domingo, 30 de outubro de 2016
Bebês devem consultar com oftalmologista?
Antigamente os pais só descobriam que as crianças tinham problemas de visão quando elas apresentavam problemas de alfabetização na escola, pois a maioria dos pediatras não recomendavam consultas anuais com oftalmologistas sem que a criança apresentasse um problema aparente. Atualmente é de praxe a recomendação de que o bebê tenha sua primeira avaliação oftalmológica logo após o nascimento, com o famoso teste do olhinho (esse link é bem explicativo: https://www.sbp.com.br/campanhas/em-andamento/teste-do-olhinho/), depois com 6 meses de idade e daí por diante anualmente, se não tiver nenhum problema.
Quando o Davi tinha uns 6 meses e foi na primeira consulta com a oftalmopediatra, ela apenas me disse que estava tudo perfeito com a visão dele e que eu não precisava me preocupar com nada. No entanto, um ano depois, na segunda consulta de revisão, após avaliá-lo, ela me disse: "está tudo ótimo com ele, o grau continua o mesmo!" Levei um susto e quis saber o que seria essa história de grau, pois quem tem grau, tem problemas na visão! Ela me explicou que normalmente os bebês tem um grau leve de hipermetropia, e que com o passar do tempo, com o desenvolvimento do olho do bebê, o grau tende a desaparecer. Também me contou que o seu filho, que hoje tem 14 anos, quando bebê não tinha quase nada do tal grau e que, hoje em dia, tem um grau severo de miopia!
Então, não deixe de realizar o teste do olhinho quando seu filho for recém-nascido e nem de levá-lo aos 6 meses e anualmente no oftalmologista! A prevenção é o melhor remédio!
Beijos,
Elis
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário