quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

O nascimento dos primeiros dentinhos e a importância da consulta odontológica!

Queria começar este post com uma imagem que retratasse a cronologia do nascimento dos dentes de leite. Acontece que o google me lançou milhares de imagens que não chegam a um consenso sobre idade, apenas sobre qual a ordem de nascimento dos dentinhos. Eu acho que é porque não existe uma idade certa mesmo, a maioria das crianças pode ter o primeiro dente nascendo aos 8 meses, ao mesmo tempo que existem casos de bebês com dentes aos 2 meses ou até que já nascem com dentes (http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2015/01/em-caso-raro-bebe-nasce-com-dente-formado-em-santa-maria.html).
Vejamos esse gráfico (desconsiderando a idade):
Fonte: http://rubialesodontologia.blogspot.com.br/
No Davi, os primeiros dentes a nascer, foram os dentinhos que aparecem em vermelho na imagem, mais especificamente, os dois de baixo e aos 9 meses. Depois foram gradualmente pipocando os demais, uns incomodando mais, outros menos, até que hoje, com quase 2 anos de idade, faltam rasgar por completo apenas os quatro molares, que estão em roxo na imagem.

Os primeiros dentinhos nascendo!
Os primeiros dentinhos nascendo!

O nascimento dos primeiros dentinhos

Não lembro quais dentes me deram mais dor de cabeça (já passei por tantas fases nebulosas ao longo da maternidade, que as vezes é fácil confundir nascimento de dente com salto de crescimento e coisas do tipo que fazem os bebês darem mais trabalho para os seus papais, risos), mas quando isso aconteceu eu usei a famosa Camomilina C e Paracetamol bebê, tudo com a devida indicação da peditra, é claro. A Camomilina é cara e para o Davi não funcionou nada...O Paracetamol dava uma aliviada momentânea, mas nada milagroso. O que realmente ajudou foi o Nenê Dent, que pode ser comprado em gel ou solução e você aplica diretamente na gengiva da criança. Tem gente que fala mal do produto, mas a pediatra autorizou e eu usei. Recomendo a versão em gel, pois você consegue passar com mais facilidade e sem exagerar na dose do produto.

Após o nascimento do primeiro dentinho de leite, você deve providenciar imediatamente uma escova de dente (apropriada para a idade dele), uma pasta de dente sem fluor e escovar pelo menos duas vezes ao dia aquele bendito dentinho. A consulta com o odontopediatra é importantíssima nessa fase, para verificar se os dentes estão nascendo direitinho e para você aprender a fazer a escovação correta, sem machucar e fazendo a limpeza adequada.

Logo que nasceram os dentinhos do baby, eu o levei em algumas consultas com a minha dentista, que é amiga da família, mas não é odontopediatra. Ela me deu vários conselhos muito úteis, mas a minha maior preocupação era com o fato do Davi até hoje (com quase 2 anos) dormir mamando e tomar mamadeira na madrugada. A mamadeira noturna sem a escovação causa a temida cárie de mamadeira. Então semana passada finalmente o levei em uma consulta com uma odontopediatra e foi ótimo! Ela me deu mil explicações sobre os alimentos que ele deve e não deve consumir, ensinou a escovação correta, a quantidade de pasta de dente (que deve ser do tamanho de um grão de arroz) e avaliou os dentes dele (que não têm cáries, graças a Deus). Um fato importante é que ele foi liberado (mesmo com menos de 2 anos) a usar pasta de dente com flúor, por causa da mamadeira noturna, para ter uma maior proteção. Eu não sei a partir de que idade isso é permitido nesses casos específicos, por isso foi muito bom ter uma avaliação de uma dentista que trabalha somente com crianças.
Cuidando e prevenindo desde cedo, menos dor de cabeça e filhos mais felizes teremos mais tarde!
Beijos,
Elis

Nenhum comentário:

Postar um comentário