quinta-feira, 25 de maio de 2017

Quando o meu bebê irá dormir a noite inteira?

bebe dormir uma noite inteira

O meu grande problema na maternidade sempre foi lidar com o sono do Davi e esta era a pegunta que eu mais me fazia até bem pouco tempo atrás: quando ele irá dormir uma noite inteira? Hoje em dia, quando finalmente o sono dele ficou regulado, e após inúmeras pesquisas a respeito do assunto (conversas com a pediatra, com outras mães, livros e tentativas), posso dizer com propriedade as seguintes observações:

1. Todos os bebês acordam na madrugada

Sim, até o seu bebê de 3 meses que já "dorme a noite inteira". A explicação é que os bebês acordam por instinto de sobrevivência e têm ciclos de sono menores que nós adultos (o livro "Besame mucho" do pediatra Carlos Gonzales é bem explicativo a respeito deste assunto). O que acontece com os bebês santos que antes do primeiro ano de vida já estão dormindo "uma noite inteira" é que eles já aprenderam a se consolar sozinhos ao acordar na madrugada e os pais acabam nem percebendo que houve aquela acordada noturna. Existem inúmeras técnicas de adestramento de sono (nana neném, encantadora de bebês, etc) que fazem com que o bebê aprenda a se consolar sozinho durante a noite.

2. Não existe fórmula mágica

Claro que existem situações que fazem os bebês acordarem mais ou menos, mas não pense que existe uma fórmula mágica que vá resolver a situação. Por exemplo, bebês amamentados no seio tendem a acordar mais vezes, mas os benefícios da amamentação para mãe e filho superam qualquer noite mal dormida. Dar fórmula não garante que seu filho vai parar de acordar na madrugada. Dormir no berço ou cama compartilhada não fazem a mínima diferença (palavras de quem já testou as duas opções e que atualmente tem um bebê que dorme uma noite inteira mesmo dividindo a cama com os pais). Fazer a criança se cansar mais (com mais atividades e menos sono diurno) pode fazer com que o bebê acorde mais vezes de noite. Saltos de desenvolvimento (que são fases em que a criança tem um aumento no nível de desenvolvimento cerebral) também fazem o bebê acordar mais vezes. Situações que mudem a rotina, como a mãe voltar a trabalhar, ir para escolinha, mudança de turma ou professora, também afetam o sono. Enfim é um assunto que depende de inúmeros fatores e sem fórmula definida.

3. O seu filho é único, não faça comparações!

Assim como os adultos, cada criança tem sua personalidade, as suas particularidades e deve ser respeitada. Bebês não são todos iguais e não acredite em tudo que você ouve de outros pais, porque tem muita gente que mente com medo de ser julgado de mau pai ou má mãe.

4. Cada criança tem o seu próprio tempo

O "dormir a noite inteira" é uma questão de amadurecimento da criança. Por mais que pareça difícil, as acordadas noturnas vão acabar um dia e quanto menos você se estressar com isso, mais rápido o tempo vai passar até que o dia D chegue. O Davi só foi dormir melhor com 1 ano e 7 meses, depois de começar a tomar um remédio fitoterápico para ansiedade (falo mais sobre o assunto neste post aqui). Mas continuou acordando na madrugada, muito raras as noites que ele emendava mais de 6 horas seguidas. Agora, com 2 anos e 3 meses, finalmente emenda 6, 7 e até 8 horas seguidas. Ainda tem um dia ou outro que resmunga na madrugada, mas posso dizer que já está com o sono regulado.


5. Rotina facilita tudo!

A grande aliada para melhorar a qualidade do sono do bebê é a inserção de uma rotina. Bebê tem que ter hora para a soneca diurna e para o sono noturno. Isso é fundamental. Claro que só é possível implementar uma rotina depois dos 6 meses de idade, mas eu garanto que bebês amam rotina e ela facilita e muito nossa vida (dicas sobre como estabelecer uma rotina clique aqui).

Acho que é basicamente isso. Não se desespere, essa fase é passageira e logo o soninho do seu bebê entra nos eixos!

Beijos,
Elis

Nenhum comentário:

Postar um comentário