terça-feira, 19 de abril de 2016

É normal ficar triste depois que o bebê nasce?

Resolvi iniciar este post com esse título porque foi justamente o que eu pesquisei na internet nas primeiras semanas após o nascimento do Davi. Eu sempre ouvia falar sobre depressão pós-parto, algo muito sério e que pode fazer a mãe rejeitar o bebê logo que ele nasce. Mas nunca na vida tinha ouvido ou lido algo sobre o tal "baby blues", que parece ser algo que ninguém admite muito ter tido, mas que é mais comum do que se imagina. Pois bem, como eu tive uma gravidez de risco, passei a gestação inteira preocupada em manter o Davi o máximo de tempo possível dentro da minha barriga (tanto que cheguei na maternidade quase parindo e ainda perguntei algumas vezes se era possível segurar mais uns diazinhos...), o meu maior objetivo da vida era não perder aquele bebê, que eu nem conhecia, mas já era tão importante pra mim.

É normal ficar triste depois que o bebê nasce?

Quando ele nasceu, forte e saudável, mesmo sendo prematuro, me deu um alívio muito grande, pois foram muitos meses de angústia. Ele ficou 7 dias no hospital (4 no quarto comigo e 3 na UTI fazendo fototerapia porque estava com icterícia). Quando trouxe ele para casa, nos primeiros dias, começou a me bater uma melancolia. Eu achava que nunca daria conta daquela rotina maluca, que não saberia cuidar dele direitinho, não sabia se estava colocando roupa demais ou de menos, se estava amamentando o suficiente, enfim, neuroses de mãe de primeira viagem, só que de uma forma intensificada. E o pior é que sempre quando eu tentava tirar dúvidas com alguém mais experiente, acabava mais confusa do que antes. Somado à isso comecei a me sentir culpada por não dar mais tanta atenção às minhas cachorras, que por óbvio estavam com ciúmes daquele ser estranho dentro de casa. Eram dúvidas, sono, cansaço, gente vindo visitar toda hora, falta de tempo para fazer qualquer coisa, tudo isso foi me deixando numa "bad" que durou umas três semanas. Cheguei até a ter crises de choro e, sinceramente, não entendia como eu, que lutei tanto para ter o meu filho, agora que tinha dado tudo certo, podia ficar triste.

Baby Blues


Com um mês do Davi nascido (mais ou menos), eu tive uma consulta de revisão com a minha GO. Aproveitei e perguntei exatamente o que está escrito no título desse post: "É normal ficar triste depois que o bebê nasce?" E ela me respondeu que era mais normal do que eu imaginava, que era o tal de "baby blues". Que com a gravidez, os hormônios dão uma mega bagunçada no nosso corpo e na nossa mente, e que todas as mulheres sentem isso, só que umas mais (e que, em casos mais graves, desenvolvem depressão pós parto) e outras menos. Ela me disse que ela, inclusive, sentiu-se assim quando teve o filho dela mais de 20 anos atrás. Ainda me disse que o remédio que tinha me prescrito para aumento da produção de leite (Equilid), ajudaria bastante nisso, pois é um remédio anti-depressivo que tem como efeito colateral a produção de leite (e por isso ele tem sido frequentemente prescrito pelos médicos para as mulheres no pós parto). Essa conversa me deixou bastante aliviada e não demorou muito para que as coisas entrassem nos eixos e eu sentisse só felicidade e muito cansaço com o nascimento do Davi (risos).

O que eu quero dizer com tudo isso é que, se você sentir-se triste sem motivo com o nascimento do seu bebê, não se desespere e não se ache uma mãe ruim, isso é uma condição hormonal e muito, muito comum. Essa sensação tem curta duração e se você sentir que está durando tempo demais ou está muito intensa, converse com seu obstetra e veja se não é o caso de fazer um tratamento com um psicólogo ou um psiquiatra.
Beijo,
Elis

Nenhum comentário:

Postar um comentário