terça-feira, 12 de abril de 2016

Trabalhar ou largar tudo para cuidar dos filhos?

Trabalhar ou largar tudo para cuidar dos filhos?

Essa é uma das maiores questões que afligem 10 entre 10 mães hoje em dia. Antigamente era muito comum as mulheres abandonarem o mercado de trabalho e se dedicarem apenas à família. Atualmente, o panorama já é totalmente diferente, e se uma mulher resolve fazer isso é até criticada pela sociedade.

Quem nunca escutou aquela velha "piada": "você só fica em casa cuidando dos filhos e ainda reclama que está cansada?". Bom, eu sempre tive a ideia de parar de trabalhar por um tempo quando tivesse um filho. Eu sou advogada trabalhista e a rotina é muito desgastante. Sempre trabalhei em escritórios, nunca como autônoma, então tinha horário e muitos prazos a cumprir, horas extras sempre a fazer, horário de almoço inexistente e o pior de tudo: um zilhão de audiências para fazer, que não raro, eram em outras cidades e tornavam a rotina mais pesada. Tem gente que consegue conciliar, mas eu não queria ter uma rotina assim e um bebê pequeno dependendo de mim.

Não cogitava a hipótese de poder perder consultas com pediatra ou ter que deixá-lo sob os cuidados de outra pessoa quando estivesse doente. Este não é o meu perfil. Daí encaixou que eu engravidei quando estava no seguro desemprego, arrecém tinha rescindido meu contrato de trabalho. Como tive uma gravidez de risco e tive que ficar de repouso por muitos meses, foi tudo bem tranquilo. Quando o Davi nasceu, mantive minha ideia e ficaria sem trabalhar pelo menos até ele completar 1 ano. E é assim que vem acontecendo. No entanto, esse 1 ano eu posso dizer que me senti mais cansada do que todos que trabalhei na vida, foi bastante exaustivo me dedicar 100%, 24 horas para ele. Cuidar de casa, cachorro, marido e bebê pequeno, sem ter um tempinho para espairecer é bem tenso.

Quando você trabalha, o bebê fica na escolinha ou com alguém da sua confiança e você, por mais cansativo que seja, volta a ter uma rotina sua. Sai, vê gente, conversa sobre outros assuntos que não maternidade, tem outras preocupações, divide melhor as tarefas de casa. No meu caso, eu acabei concentrando todas as minhas atenções e preocupações sobre o Davi e acho que isso contribuiu para ele ser um bebê que sempre dormiu muito mal. Apesar de todo o cansaço e stress, eu não me arrependo dessa escolha, foi ótimo acompanhar todas as fases de desenvolvimento dele nesse primeiro ano de vida, não ter perdido nenhum momento, estar sempre ali quando ele precisou e não tê-lo deixado aos cuidados de outra pessoa tão pequeno.

Hoje, ele tem 1 ano e 2 meses e vai para a escolinha por 6 horas durante o dia para que eu possa ter um tempo para mim. Quero voltar a trabalhar em breve, mas se tudo der certo vou deixar a advocacia de lado e partir para um plano B, para poder ter mais tempo com ele. Eu acho que ao fazer essa escolha, de voltar a trabalhar ou largar tudo, você tem que pensar bem a respeito e,principalmente, avaliar se o seu tipo de personalidade vai lidar bem como o fato de passar um tempo sendo apenas mãe e dona de casa. Tudo tem um ônus e um bônus e você deve colocar na balança o que vale mais a pena e o que te deixará mais feliz. Você estando feliz é o principal!
Beijo,
Elis

Nenhum comentário:

Postar um comentário