terça-feira, 26 de abril de 2016

Como aumentar a produção de leite materno?

Primeiramente algumas considerações: o tamanho do seio não exerce qualquer influência sobre a quantidade de leite que você irá produzir. Eu tenho seios pequenos e tive muito leite, enquanto conheço mulheres com peitão que mal conseguiram amamentar seus bebês. Outra coisa importante é que mulheres com silicone nos seios ou que fizeram cirurgia de redução mamária podem ter problemas na produção de leite. Nesses casos, é bom conversar com o obstetra, pediatra ou o banco de leite da maternidade do hospital que seu bebê nasceu.

Antes de se preocupar em aumentar a produção de leite, você tem que se certificar que o bebê está fazendo a pega correta no seio:
como produzir mais leite materno

Quando o bebê faz a pega correta, você não sente qualquer tipo de dor e o bebê não faz barulho de ar entrando pela boquinha ao sugar. Uma dica é contar com a ajuda das enfermeiras na maternidade. Eu só tive sucesso no início da amamentação graças à enfermeira Débora, do hospital Moinhos de Vento. Ela foi incansável nas tentativas de fazer o Davi pegar o seio, me ensinou tudo que eu precisava saber. Outra dica é ir no banco de leite do hospital, pois lá existem profissionais especializadas no assunto para lhe ajudar.

Como produzir mais leite materno?

As formas de aumento na produção de leite são:

  1. Beber muita água: Normalmente, no período da amamentação, a mulher já sente mais sede que o normal, mas vale o lembrete de beber no mínimo 2 litros de água por dia (eu passava o dia com uma garrafinha cheia do meu lado);
  2. Oferecer os dois seios em cada mamada: Para estimular a produção de ambos os seios e para que, caso o bebê esteja sonolento, o ato de troca de seio o faça despertar;
  3. Amamente em livre demanda;
  4. Ofereça ao bebê apenas leite materno;
  5. Tenha uma alimentação equilibrada: Procure alimentar-se de 3 em 3 horas e com alimentos saudáveis;
  6. Durma sempre que o bebê dormir: Tentar manter-se descansada é essencial;
  7. Faça a ordenha do leite entre uma mamada e outra: Você pode usar bombinha ou a mão mesmo para fazer a ordenha;
  8. Converse com o seu obstetra ou pediatra sobre a possibilidade de usar um medicamento específico para o aumento da produção do leite


No meu caso, já na maternidade, eu tive prescrição médica de uso do Equilid, um antidepressivo que tem como efeito colateral a produção de leite e que tem sido frequentemente prescrito para mulheres no período pós-parto. Lá na maternidade, conversei com outra mãe que o obstetra prescreveu Plasil para o mesmo efeito. Não sei se o Plasil funciona ou não, mas fiquei 3 dias sem tomar o Equilid, porque minha obstetra me passou a receita errada, e notei uma diminuição na quantidade do meu leite, pois foi na mesma época que eu tinha que ordenhar leite para deixar para o Davi na UTI.
A princípio são essas as dicas, mas se os problemas persistirem e o seu bebê não estiver ganhando peso o suficiente, reitero que, além de conversar com o pediatra e GO, vá ao banco de leite. Os profissionais são mais experientes e didáticos para resolver o problema!
Beijinhos,
Elis

Nenhum comentário:

Postar um comentário