Antes de se preocupar em aumentar a produção de leite, você tem que se certificar que o bebê está fazendo a pega correta no seio:
Como produzir mais leite materno?
As formas de aumento na produção de leite são:
- Beber muita água: Normalmente, no período da amamentação, a mulher já sente mais sede que o normal, mas vale o lembrete de beber no mínimo 2 litros de água por dia (eu passava o dia com uma garrafinha cheia do meu lado);
- Oferecer os dois seios em cada mamada: Para estimular a produção de ambos os seios e para que, caso o bebê esteja sonolento, o ato de troca de seio o faça despertar;
- Amamente em livre demanda;
- Ofereça ao bebê apenas leite materno;
- Tenha uma alimentação equilibrada: Procure alimentar-se de 3 em 3 horas e com alimentos saudáveis;
- Durma sempre que o bebê dormir: Tentar manter-se descansada é essencial;
- Faça a ordenha do leite entre uma mamada e outra: Você pode usar bombinha ou a mão mesmo para fazer a ordenha;
- Converse com o seu obstetra ou pediatra sobre a possibilidade de usar um medicamento específico para o aumento da produção do leite:
No meu caso, já na maternidade, eu tive prescrição médica de uso do Equilid, um antidepressivo que tem como efeito colateral a produção de leite e que tem sido frequentemente prescrito para mulheres no período pós-parto. Lá na maternidade, conversei com outra mãe que o obstetra prescreveu Plasil para o mesmo efeito. Não sei se o Plasil funciona ou não, mas fiquei 3 dias sem tomar o Equilid, porque minha obstetra me passou a receita errada, e notei uma diminuição na quantidade do meu leite, pois foi na mesma época que eu tinha que ordenhar leite para deixar para o Davi na UTI.
A princípio são essas as dicas, mas se os problemas persistirem e o seu bebê não estiver ganhando peso o suficiente, reitero que, além de conversar com o pediatra e GO, vá ao banco de leite. Os profissionais são mais experientes e didáticos para resolver o problema!
Beijinhos,
Elis
Nenhum comentário:
Postar um comentário