sexta-feira, 1 de abril de 2016

Criança que vai para a creche fica mais doente?

Sem sombra de dúvidas, as crianças que vão para creche ficam doentes com mais frequência do que as que permanecem em casa...Tudo isso tem uma explicação bem simples, elas entram em contato direto umas com as outras, colocam os mesmos brinquedos na boca, passam as mãos no rosto/boca/ouvido/olhos uma das outras, enfim, qualquer vírus que uma criança tiver, consequentemente vai acabar passando para a outra. Outro ponto importante, é que nessa fase, normalmente os dentinhos estão nascendo e a gengiva abre um "buraco" para o nascimento deste dente. Este buraco serve de porta de entrada para diversos germes, bactérias e vírus, contribuindo igualmente para mais manifestações de doenças. Por tudo isso, é imprescindível que os pais mantenham a carteirinha de vacinação dos filhos sempre em dia e, claro, que se mantenha o bom senso de não levar a criança doente para a escolinha para evitar o contágio e também, porque uma criança doente precisa repousar em casa, no colinho da família!


Criança que vai para a creche fica mais doente?
Fonte da imagem: robertocooper.com/tag/creche/

Minha experiência com a creche:

Desde que engravidei meu objetivo sempre foi manter o Davi em casa sob meus cuidados exclusivos até pelo menos 1 ano de idade. Apertamos o orçamento e mantivemos essa ideia. Ele nunca ficou doente e eu nunca fiquei tão exausta na vida (mas isso é assunto para outro post). Com 1 ano e 1 mês resolvemos que estava na hora de ele ir para a creche.

Fiz esta opção porque embora soubesse que ele ficaria mais doente, prefiro que ele tenha contato com outras crianças e aprenda a seguir regras, lidar com frustrações e tudo o mais que uma escolinha proporciona. Após dois dias de sucesso na adaptação, ele pegou duas viroses violentas: febre, vômitos, diarréia, catarro esverdeado, o caos total na vida de uma mãe que nunca viu seu filho doente. Para completar a tragédia, eu e o marido também pegamos as duas viroses! Foi bem traumatizante, mas não desistimos da creche.

Agora que o caos passou, vejo como um fator positivo o fato dele ter ficado doente. Óbvio que eu não quero de jeito nenhum ver meu filho doente, mas aprendi a não ficar tão apavorada com certas coisas e a medicá-lo do jeito certo. Agora, recuperado, voltamos à adaptação e ele já está doentinho novamente (coriza e tosse), mas estou tranquila, conversei bastante com a pediatra dele e ficar doente faz parte do processo, afinal ele está arrecém desenvolvendo seu sistema imunológico.

Minha dica é não se desesperar e dar uma segunda chance. Agora, se a criança emendar uma doença atrás da outra, começar a perder muito peso ou ficar com o desenvolvimento prejudicado, um plano B tem que ser analisado, pois existem crianças que realmente têm o sistema imunológico mais fraco e não podem ficar tão expostas!

Beijocas,
Elis

Nenhum comentário:

Postar um comentário