quarta-feira, 6 de abril de 2016

Hipotireoidismo e gravidez

O hipotireoidismo é uma deficiência na glândula da tireoide, que acaba não produzindo hormônios suficiente à necessidade do organismo. Nesse caso, os níveis de tetraiodotironina (T4) estão abaixo do necessário, fazendo com que o metabolismo fique lento e causando cansaço, sonolência, dificuldade de perda de peso, unhas e cabelos quebradiços, etc. A pessoa com hipotireoidismo deve fazer suplementação diária com levotiroxina, normalmente pelo resto da vida.

Hipotireoidismo e gravidez

Hipotireoidismo na gravidez

O hipotireoidismo não tratado pode trazer problemas à fertilidade da mulher e também causar aborto espontâneo. O que acontece, na maioria das vezes, é a mulher ser portadora dessa doença e não ter conhecimento, só a descobrindo após a perda gestacional. Por isso é muito importante iniciar o pré-natal assim que descoberta a gravidez e fazer o acompanhamento certinho. Encontrei um site bem esclarecedor sobre o assunto (http://www.endocrino.org.br/tirando-duvidas-sobre-tireoide-e-gestacao/), vou transcrever o trecho que achei mais interessante:


"Existe uma interação importante entre os hormônios tireoidianos (HT) e os ovários. Assim, receptores tireoidianos, que são estruturas através das quais os HT atuam, são expressos nos oócitos e células da granulosa do ovário. Os HT sinergizam com FSH (hormônio hipofisário que estimula o ovário) para exercer efeitos estimulatórios diretos nas células da granulosa incluindo diferenciação morfológica. Estudos experimentais mostram que o T4 (hormônio da tireoide) é necessário para taxas máximas de fertilizações e desenvolvimento do óvulo fecundado."

Tireoide de Hashimoto

Bom, eu tenho a Tireoide de Hashimoto, ou seja, meu corpo produz anticorpos contra a glândula tireóide, sendo o hipotireoidismo uma doença crônica. Descobri o problema em 2004 e desde lá faço acompanhamento com endocrinologista e uso diário de Puran T4 (o que continuarei fazendo até o meu último dia de vida). Como minha gravidez foi planejada e minha tireoide estava controlada, assim que recebi o positivo marquei uma consulta com a minha endócrino. Nem preciso dizer que com 5 semanas de gestação meus hormônios T4 e TSH já estavam completamente descontrolados (risos). Mas é algo totalmente normal e demorou um mês para regulá-los. Tive que fazer acompanhamento mensal com consultas e exames de sangue para medição dos hormônios.

Minhas doses de Puran T4 foram alteradas com frequência, até após o parto, pois os hormônios da gravidez e da amamentação mexem muito com o corpo. Fiz o tratamento certinho, não faltei em nenhuma consulta e meu bebê se desenvolveu perfeitamente e nasceu vendendo saúde. Portanto, é plenamente possível engravidar e manter uma gravidez tendo hipotireoidismo, basta fazer o pré-natal corretamente e o mais cedo possível e manter o acompanhamento mensal com um endocrinologista.

Beijocas,

Elis

Nenhum comentário:

Postar um comentário