sexta-feira, 22 de abril de 2016

Itens essenciais para o enxoval do bebê

Quando a gente é mãe de primeira viagem e vê aquele mundo de coisinhas para bebê, não sabe nem por onde começar as compras e acaba levando muita coisa desnecessária. Comigo não foi diferente, tenho coisas guardadas aqui em casa que só serviram para acumular pó ou tomar bronca do marido por ter sido um gasto desnecessário. Pois bem, vou relatar neste post o que foi útil e desnecessário PARA MIM, sempre levando em consideração que cada pessoa tem um gosto e às vezes o que é bom para uma, pode ser totalmente dispensável para outra!

Itens essenciais para o enxoval do bebê

Berço

A não ser que você seja uma mãe desencanada (que não vai ficar de 3 em 3 minutos verificando se o bebê está respirando) ou rígida (que irá insistir desde o primeiro dia que o filho durma no berço dele), não tenha pressa em comprar um berço. Nos 3 primeiros meses, o Davi dormiu no carrinho do lado da nossa cama. Facilitava a amamentação e eu podia checar a qualquer momento se estava tudo ok com ele. Depois disso, o carrinho ficou pequeno e eu não consegui colocá-lo no berço no quarto dele, porque ele dava muito baile para dormir e acordava muito na madrugada e eu estava um caco. Conseguimos um berço camping emprestado e o montamos no nosso quarto. Ele ficou alternando entre dormir neste berço e na nossa cama. Até hoje, com quase 1 ano e 3 meses, aquele berço lindo e caro ainda permanece intacto no quarto dele... Claro que se eu tiver outro filho vou fazer tudo diferente, pois já aprendi errando com o primeiro. Mas vou investir num berço camping, colocar no meu quarto nos primeiros meses para o bebê já ir acostumando com o berço e depois realocá-lo no quarto dele. A sorte é que o berço do Davi vira cama, então assim que ele dormir a noite toda vou me esforçar para fazê-lo dormir nele.
Berço - Itens essenciais para o enxoval do bebê
Berço lindo que tá só de enfeite no quarto :)
Berço camping - Itens essenciais para o enxoval do bebê
Berço camping que conseguimos emprestado! Era de menina, mas quebrou muito o galho!

Almofada de amamentação

Um dos itens mais úteis para mim. Ajudou muito para acomodá-lo na hora do mamá, bem como para colocá-lo sentado quando ainda não era 100% firmezinho. A minha era um modelo mais barato, mas tem de tudo no mercado e é um item que vale muito a pena investir.

Móbile para o berço

Como já contei acima, o Davi nunca dormiu no berço, mas várias vezes eu o deixei lá brincando enquanto tinha que fazer alguma coisa, porque era um local seguro. O móbile no berço ajudou e muito a distraí-lo, ele amava e transformava o choro em riso na hora!
mobile - Itens essenciais para o enxoval do bebê

Banheira

Já fiz um post sobre esse assunto e você pode acessá-lo clicando aqui: Qual a melhor banheira para dar banho no bebê?

Carrinho

Item essencial. Opte por comprar o modelo berço, pois é mais confortável para o bebê nos primeiros meses e também para que ele durma em passeios ou em casa mesmo. Tem vezes que só o embalinho do carrinho consegue vencer a luta contra o sono! O meu era esse modelo aqui da Burigotto:

carrinho - Itens essenciais para o enxoval do bebê



Bebê conforto

Indispensável para transportar o bebê no carro. A maternidade que o Davi nasceu (Moinhos de Vento - Porto Alegre) só permitia que o bebê saísse lá de dentro sendo transportado no bebê conforto (o porquê eu não sei!). O meu era do mesmo modelo do carrinho, também da Burigotto.

bebe conforto - Itens essenciais para o enxoval do bebê


Colchonete para carrinho

Extremamente útil para acomodar o bebê nos primeiros meses, principalmente se você irá colocá-lo para dormir no carrinho.


Roupas

Invista em muitos bodies de manga curta e longa, eles são maravilhosos porque você não precisa se preocupar com a roupa escapando e deixando as costas ou barriga do bebê de fora. Macacões, calças e tapa fraldas de algodão são ótimos também. Para as meninas, vestidinhos de algodão também são uma boa pedida no calor. Casaquinhos sem muito frufru são essenciais no inverno. Não esqueça das meias, pois as extremidades do bebê sempre ficam mais frias quando são bem pequenininhos. Hoje em dia tem muita opção de body diferente, com desenhos lindos, assim como macacões muito descolados. Deixe as roupinhas mais estilosas, como camisas polo, calças jeans, vestidos de renda e faixas na cabeça, por exemplo, para ocasiões especiais, nas quais o bebê vai usá-las por pouco tempo. Tenha em mente que ele ficou 9 meses peladinho dentro da sua barriga e agora ele precisa de conforto! Vai ter muito tempo para você curtir emperiquitá-lo quando ele for maiorzinho!
Obs: Não compre muita roupa tamanho RN ou P, porque a não ser que seu bebê seja estilo mignonzinho, logo, logo você vai perder! Tenho muita roupa que o Davi não usou porque logo
cresceu e engordou muito!




Bolsa de maternidade

Item muito útil no primeiro ano do bebê, pois sempre tem muita tranqueira para carregar (fraldas, lenços, fraldas de boca, roupas, etc). Claro que as tranqueiras ainda vão continuar na sua bolsa de maternidade por muito tempo, mas quando o bebê fica maiorzinho dá para substituir por uma mochilinha para ele ou uma bolsa maior para você.

Bolsa de maternidade

Porta fraldas

Eu achei um item que me ajudou bastante na organização do quarto e deixou bem à mão as fraldas na hora da troca. O meu é assim:
Porta fraldas


Luz noturna

Para mim foi essencial para não precisar sair procurando onde estava o abajur no meio da madrugada. Até hoje eu deixo a luz noturna acesa, ela é bem fraquinha e é boa até para aquelas crianças que não gostam de escuro. Tem vários tipos bem legais, mas eu só achei o modelo abaixo para vender por aqui. Quebra o galho, mas ainda quero encontrar um melhor, porque esse tem um botão muito duro para ligar e desligar.


Cadeirinha de balanço

São ótimas para entreter o bebê quando ele ainda não interage muito. Tem umas que tremem e tem bebê que até dorme com a tremidinha. Eu consegui essa da Fisher Price, emprestada por uma vizinha e foi muito, muito útil por um bom tempo:

Rolinho Segura nenê

Muito útil nos primeiros meses, seja para por no berço ou na cama. O bebê fica mais acopladinho e se sente mais seguro!
rolinho  - Itens essenciais para o enxoval do bebê

Sling ou Canguru

Eu ganhei um canguru, mas não consegui usar com o Davi porque nos dois primeiros meses eu não saía muito com ele de casa (ele era prematuro) e logo ele ficou pesado demais e o canguru ficou desconfortável para nós dois. Mas vou investir certamente em um sling para o próximo filho, até para carregá-lo em casa. Acho muito prático e dizem que deixa o bebê mais calmo.

Trocador

Eu utilizei muito o trocador que vinha com a banheira. Ele era alto e me deixava na altura certa para trocar o bebê. Mas assim que o bebê começar a se virar sozinho você deve repensar o local onde o troca e ter atenção dobrada, pois o risco de queda é grande e um mínimo descuido é suficiente para fazer um baita estrago. Eu sempre tinha muito, mas muito cuidado com isso.

Itens de higiene

Fraldas (descartáveis ou de pano. Eu queria ser ecologicamente correta e usar de pano, mas a minha realidade não comporta essa ideia, pois não teria como dar conta de lavar tudo sozinha e ter onde pendurar tanta fralda. Eu prefiro as descartáveis da Mônica durante o dia e Pampers verde para a noite), lenços umedecidos (eu uso os da Johnsons, porque são os únicos que não provocaram assadura no Davi), algodão, cotonetes, lixeira para as fraldas, pomadas antiassaduras, sabonete líquido e shampoo (se o seu bebê tiver cabelo, o meu não teve por muito tempo, risos).

Bombinha para tirar o leite

Apesar do Davi aceitar o leite artificial na boa, porque sempre foi guloso, eu, enquanto amamentei, sempre dei prioridade a dar o meu leite para ele mesmo se ficasse sob os cuidados de outras pessoas. Eu comprei a bomba extratora de leite Mini Eletric da Medela, não é barata, mas foi um dos produtos melhores e mais úteis que adquiri. Ela não machuca, é silenciosa e estimula a produção de leite. Recomendo!
Bombinha para tirar o leite


  • Fraldas de boca
  • mamadeiras
  • escovinha para limpar mamadeira
  • chupeta
  • termômetro digital
  • babadores
  • aspirador nasal
  • cortador de unha, cobertor
  • toalhas com capuz
  • cueiro
  • bolsa térmica para carregar mamadeira ou papinha
  • porta leite em pó
  • naninha

Desses itens três podem ser polêmicos. Mas vou explicar porque os elenquei.

As mamadeiras devem ser parte do enxoval por dois motivos: Um você pode ter que dar complemento para o seu bebê por N motivos e outro mesmo tirando o seu leite, se você deixar o bebê aos cuidados de outra pessoa, nem sempre ele vai aceitar tomar leite no copinho. O Davi é um exemplo, tentaram por dois dias dar leite artificial no copinho para ele na maternidade e ele só aceitou na mamadeira (ele nasceu hipoglicêmico e demorou para engatar a mamada no peito). Eu prefiro as mamadeiras da Nuk.

A chupeta é um item bastante controverso também, mas eu coloquei ela como essencial porque acalma muito o bebê. Colocando na balança os prós e os contras, ela vale a pena. Eu tentei por vários meses fazer com que o Davi pegasse o bico, algumas vezes ele aceitou por poucos minutos, mas não deu certo, ele odeia.

E o último item "polêmico" é a naninha (sim, tem gente que faz mimimi por isso). Eu acho um ótimo objeto de transição e que faz com que o bebê se sinta seguro. Aqui em casa não funcionou (o Davi sempre com a sua personalidade forte, risos), mas não custa tentar.

Itens que PARA MIM foram totalmente desnecessários:

  • Babá eletrônica: Nem cheguei a comprar. Me falaram que ela faz muito barulho e eu não sei se ficaria tranquila utilizando esse treco.
  • Esterilizador de mamadeiras: Usar água fervente tem o mesmo efeito e é mais barato!
  • Potinho de água ou garrafa térmica: No hospital me orientaram a só usar água quente para trocar o bebê, mas isso não é nada prático! Conversei com o pediatra sobre isso e ele disse não ter problema algum em usar o lenço umedecido, a não ser que o bebê apresente alguma alergia é claro.
  • Travesseiro: Ganhei vários e até hoje ele não usa. Até tentei utilizar agora que ele está maiorzinho, mas ele não curte. Mas ressalto que para bebês que tenham refluxo, este item é indispensável.
  • Termômetro de banheira: Usar o seu próprio cotovelo é mais confiável que esse termômetro!


Acho que basicamente é isso. Claro, existem outros itens indispensáveis que você vai ter que acabar comprando com o passar dos meses do bebê, como itens para a introdução alimentar aos 6 meses, por exemplo. Mas nesse post procurei adentrar somente os itens necessários para iniciar o enxoval antes de o bebê nascer!
Beijocas,
Elis

Nenhum comentário:

Postar um comentário